quarta-feira, 5 de maio de 2010

MINHA FAMÍLIA!

Desde sempre minha familia foi tudo... nunca entendia familias que eram so a mãe, o pai e um irmão! e as tias? os primos? a tia avó que faz um cuque delicioso? cadê??? Fora as familias que o irmão não fala com o outro, mãe não fala com a filha... ou os tios brigam por causa do terreno que o pai deixou!
Minha familia é dividida entre Paraná , Santa Catarina e Alemanha... longe né? Mas só no físico, pois estamos sempre juntos! se juntar todo mundo ... Jesusss.... tem que ser no mínimo na Arena da Baixada.. porque é muuuita gente mermo! Sácomé né? Familia de preto, nunca teve preguiça quando é pra ter filho já faz uns cinco no mínimo!!! e assim proliferamos... os Braz, os Costa, os Farias, Santana... Johnsson, Turner, Singer...
Quando era criança e ia pra Joinville me dava um tédio, meu vô me chamava e fazia dar três beijinhos em todo mundooo.... " Essa é tua prima Dica, filha do tio Choco que é pai da fulana!", "lembra da tia Nena? de São Chico?"," Dá oi pro tio Edson, pai do Dede , do Doga, da Titi"....não por não gostar de beijar... porque eu queria correr brincar!! EVERYBODY TEM APELIDO" Kika, Leco, Dede, Dico, Neca, Kiko, Terê, Maga, Caco, Vika.... muiiitoooos!
Mas eu bem me lembro que a casa do meu vô era grande lá eu podia tudo! Nos dias de baile as nega se arrumavam desde cedo... passavam uma vaselina no cabelo, colocavam um pente de ferro no fogão a lenha, tiravam aquilo laranja de braza e passavam no cabelo! Fazia uma fumaça! Depois bob's, depois lenço... e só tiravam quase na porta do samba! Lá no Quênia! Eu não perdia um detalhe... me lembro das gargalhadas, de todos os "tu viste aquela onti ?" LEMBRO DE TUDO!!!
Já na casa dos meus avós por parte de pai, era mais calmo... era meu avô chegando de bicicleta, sentando na cadeira da garagem pra mexer em alguma coisa dele, de boina, camisa aberta e chinelo de couro... sempre que eu chegava lá minha vó havia feito pães ou cuque, como a visão dela era pouca ela ficava me seguindo porque eu sempre aprontava... ainda antes dela falecer no ano passado cada vez que me encontrava ficava me tateando pra ver se eu tinha mais um piercing ou tatoo... sinto muita falta do cheirinho dela... muitaaa falta dela... do meu vô na ponta da mesa...muita SAUDADES VÓ TIDE E VÔ LANDO.
Aqui em Curitiba , tudo acontecia na casa da bisaVó Augusta, lá tinhamos nosso centro, sempre tinham muitas pessoas esperando para ser benzidos por ela... iam pessoas famosas, politicos, jogadores de futebol, atores... muita gente mesmooo.
Lá aconteciam as maiores festas, eram sempre acontecimentos... tinha parente de tudo quanto é lugar, chegavam três dias antes da festa... e a festa durava mais três! o fim de semana inteiro... não tinha frescura, tinha alegria, fartura, muita comida, muita bebida, muita gente , muita alegria muita união!
Infelizmente antigamente não tinha essa facilidade de mídia, de elementos para registrar tudo isso... é ai que entra a maior graça de tudo... em quantas festas vamos? quais guardamos com esses detalhes, com essa essência... quando eu lembro desses momentos eu sinto! Me vêm os sons, o cheiro, o calor... me vem as tardes de domingo depois de dois dias de festa com mais engradados de cerveja chegando, com minha tia com aquela latinha de cerveja com milho dentro pra fazer um chacoalho, das rodas de samba... dos meus primos descendo com vinil! de correr descalça, de desmanchar minhas tranças pra sambar jogando o cabelo... de amar a todos! DE SERMOS UM SÓ!
Não falo isso num tom de saudade triste, é melancólico sim, mas ainda é feliz... ainda nos amamos isso ainda existe! Minha Bisa Augusta se foi, minha Bisa italiana Cida, meu Biso Manoel,meu avós por parte de pai também vô Lando e vó Tide... isso faz muita diferença... são faltas insubistituíveis... mas parece que cada um que vai deixa o amor aqui... pra que a gente sinta eles presentes em todos os momentos!
Sempre vivi cercada de muito carinho, de muito amor verdadeiro, indo num cinema assistir trapalhões com a tia, subindo num barco com meu vô pra jogar rede! brincando dentro de manilha, subindo em árvores, caindo, correndo no mato, pulando na casa da vizinha pra roubar amorinha com meus primos... de sair na rua pedindo boas entradas de ano novo! de passar batom 24hrs na cara toda, vestir scarpim, colocar brinco de pressão e sair com minhas primas com toalha na cabeça pra fazer de conta que o cabelo era longo!!! Pensa na riqueza que isso tem pra mim, pensa no que somos uns pros outros... no quanto nos fortalecemos... porque estamos unidos espiritualmente na maior força do universo que é o "AMOR"
Longe, perto... não importa! SOMOS UM SÓ!
Por isso não é a toa que gosto de ter minhas amigas e meus amigos comigo, por isso cultivo esse amor gratuito pelas pessoas, prefiro amar e confiar alguém que possa vir me trair do que não me permitir amar...
Agradeço a Deus todos os dias pela familia que tenho, peço todos os dias que proteja os meus... nunca esqueço de nenhum amigo mesmo que eu esteja ausente!

ass: AMANDA BEATRIZ FARIAS BRAZ DA COSTA FERNANDES SANTOS SILVA SANTANA JOHNSON SINGER TURNER NOGUEIRA DE CARVALHO...etc..

obs: Na foto é minha avó Kika mais preciosa, a mãe de todos... a base! meu orgulho, minha mentora, minha alegria ... minha e de todos!

Nenhum comentário:

Postar um comentário